O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos e Resíduos Sólidos de Aparecida) é uma Autarquia Municipal de saneamento responsável pelo controle, abastecimento e tratamento de água e esgotos do município de Aparecida. Buscando melhorar a qualidade e a eficiência de seus serviços e sistemas, o SAAE conta com a Polis Engenharia para a realização da obra de melhorias concluída no mês de agosto.

Foi realizada a montagem elétrica da Subestação de 2300kVA com cubículo blindado, incluindo todos materiais, equipamentos e mão de obra necessária. São duas Subestações de energia, sendo uma de entrada, composta por um cubículo blindado e um disjuntor de média tensão para proteção, e a de transformação, feita em alvenaria, contendo 04 transformadores a seco de 500kVA cada e 01 transformador a óleo de 300 kVA, com 05 painéis CCM e 04 bancos de capacitores automáticos.

Foram realizadas diversas intervenções na cabine de transformação, no comando remoto, nos circuitos terminais, no encaminhamento e na cabine primária de entrada, como a instalação de chaves seccionadoras com base fusível, isoladores, para-raios, suportes, eletrodutos, barramentos, placas de advertência, caixa de comando, caixa de proteção, entre outros, visando aperfeiçoamento do sistema elétrico do SAAE.

Como resultado, destaca-se o aumento no nível de confiabilidade do sistema elétrico do SAAE, visto que a modernização da subestação de energia acarretará na diminuição das quedas de energia, oriundas de má conservação do sistema.

Nestas intervenções e modernizações realizadas, a Polis Engenharia realizou também um estudo de coordenação e seletividade para o sistema elétrico. Desta forma, as duas subestações de energia (entrada e transformação) estão coordenadas de modo que em ocasiões de curto-circuito, ou outros eventos desta natureza, a proteção mais próxima atuará, não interrompendo o fornecimento de energia em outras áreas do sistema de abastecimento.