A Polis Engenharia desenvolve projetos estruturais para edificações comerciais e residenciais utilizando ferramentas computacionais para desenvolvimento e análise de estruturas complexas.

Uma das ferramentas utilizadas é o software para cálculo de estruturas de concreto armado, o CAD/TQS. Com esta poderosa ferramenta aliada aos bons profissionais com formações sólidas em conceitos de cálculo estrutural, desenvolvem-se estruturas confiáveis e econômicas.

Segue uma breve apresentação do processo de desenvolvimento de uma estrutura de concreto armado, dividido em quatro etapas, utilizando o CAD/TQS.

1ª Etapa – CONCEPÇÃO ESTRUTURAL:

Nesta etapa o engenheiro define as características da estrutura, materiais (classe agressividade ambiental, Fck, cobrimentos), geometria (pavimentos, altura pé-direito, níveis), entre outras. Definidos os parâmetros da estrutura, inicia-se o processo de desenvolvimento estrutural com o auxílio de modelador estrutural específico do software, realizando o “lançamento” dos elementos estruturais (vigas, pilares, lajes, fundações).

1
Figura 1 – Modelo estrutural edifício lançado no modelador do CAD/TQS

2

Figura 2 – Planta de Forma do pavimento tipo, do edifício lançado no modelador estrutural CAD/TQS

2ª Etapa – ANÁLISE ESTRUTURAL:

Dispõe-se de diversos recursos para análise estrutural no CAD/TQS, como a criação de grelhas e pórticos espaciais. Com o auxílio das grelhas podemos analisar os esforços e as deformações das lajes e vigas, já através do pórtico espacial verificamos os esforços devido as transferências das solicitações provenientes das grelhas, como solicitações de vento, desaprumo, esforços de 2ª ordem, etc.

3
Figura 3 – Pórtico espacial gerado pelo CAD/TQS para análise estrutural

4
Figura 4 – Análise das deformações das lajes com o auxílio das grelhas geradas pelo CAD/TQS

3ª Etapa – DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO:

Após realizadas todas as análises e verificações estruturais, executa-se o processamento global da estrutura, dimensionando e detalhando os elementos estruturais. Com o auxílio de editores específicos do CAD/TQS realizamos as edições dos desenhos gerados a partir dos elementos estruturais calculados, corrigindo posicionamentos, bitolas das armaduras, etc.

5
Figura 5 – Editor de esforços e armaduras das lajes

6
Figura 6 – Editor de esforços e armaduras das vigas

4ª Etapa – MONTAGEM DAS PLANTAS DO PROJETO:

Os projetos estruturais são representados em plantas com desenhos e especificações necessárias para a adequada interpretação e execução da estrutura na Obra.

17

Figura 7 – Planta de forma do pavimento tipo do edifício apresentado

18
Figura 8 – Detalhamento de viga de transição do edifício apresentado

19
Figura 9 – Detalhamento de bloco de fundação do edifício apresentado