A segurança no ambiente de trabalho é uma questão fundamental que deve sempre ser observada com atenção. Existem atividades em que o exercício profissional vem acompanhado de riscos e perigos à saúde, integridade física ou até mesmo à vida dos envolvidos. É para prevenir e minimizar esses riscos que existem normas e equipamentos destinados a segurança profissional, como os EPIs, equipamento de proteção individual ou a norma NR-10, que regulamenta tanto os equipamentos como os processos do exercício profissional de risco.

Portanto, devido à sua importância para a segurança no ambiente de trabalho, é indispensável que os equipamentos de proteção estejam em conformidade com os padrões da NR-10 do Ministério do Trabalho, que determina, no item 10.7.8, que os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.

A Polis Engenharia realiza testes de isolação elétrica em equipamentos de proteção individual (EPIs), e coletiva (EPCs) conforme a obrigatoriedade estabelecida pela NR-10. Cumpra com a responsabilidade de solicitar esses testes nos equipamentos da sua empresa e garanta a segurança dos seus funcionários e colaboradores em instalações e serviços que envolvam eletricidade.

Segue abaixo alguns EPIs e EPCs que podem ser ensaiados em laboratório:

  • Luva isolante de borracha, classe 00, 0, 1, 2, 3 e 4;
  • Manta isolante de borracha classe 0, 1, 2, 3 e 4;
  • Manga Isolante de Borracha;
  • Tapete isolante de borracha;
  • Bastão e Vara de Manobra em fibra de vidro isolante;
  • Vara telescópica.