Economia, eficiência e sustentabilidade! Porque utilizar as lâmpadas de LED

 

Sempre envolvida com a preocupação ambiental e priorizando cada vez mais a economia energética e a durabilidade dos produtos, as tecnologias de iluminação de ambientes evoluíram muito com o tempo. Dessa forma, por ser extremamente econômica e durável, a tecnologia do LED, muito utilizada na eletrônica, passou a ser desenvolvida para aplicações de iluminação em grandes ambientes, visando substituir as velhas lâmpadas incandescentes e fluorescentes em ambientes públicos, residenciais e comerciais. Confira a seguir uma comparação entre os tipos de lâmpadas e as vantagens do LED.

 

Lâmpadas Incandescentes

São os modelos mais antigos e comuns, possuem baixo custo e emitem muita luz, mas com grande desperdício energético, visto que boa parte é convertida em calor, além de uma vida útil muito baixa. Este tipo de lâmpada deverá desaparecer nos próximos anos já que sua fabricação e comercialização vem sendo interrompida com o tempo. Lâmpadas incandescentes de potência maior que 75W deixaram de ser comercializadas no final de junho de 2014, enquanto que as com potência entre 25 e 75W deixaram de ser produzidas a partir do dia 30 de junho de 2015, sendo comercializadas até 30 de junho de 2016.

Vantagens:
– Baixo Custo;
– Alta capacidade de iluminação.

Desvantagens:
– Altíssimo aquecimento;
– Mal aproveitamento energético;
– Alto consumo;
– Baixa vida útil.

 

Lâmpadas Fluorescentes

Tornou-se muito utilizada devido à sua maior economia, apesar de ainda não ser ideal. Ela emite uma luz branca e forte e pode ser usada em todos os ambientes devido à sua versatilidade. Seu maior problema é o descarte, devido à presença de substâncias agressivas ao ambiente, como mercúrio e fósforo, exigindo cuidados especiais no final da sua vida útil.

Vantagens:
– Maior eficiência energética;
– Menor consumo;
– Baixíssimo aquecimento;
– Boa capacidade de iluminação;
– Custo acessível;
– Versatilidade, por existir em vários modelos, tamanhos e formatos.

Desvantagens:
– Altamente poluente devido à presença de mercúrio e fósforo;
– Não é tão econômica quando comparada ao LED.

 

Lâmpadas de LED

São consideradas as lâmpadas do futuro. Possuem uma funcionalidade simples e já bem popular em diversos produtos eletrônicos. Sua tecnologia moderna e os novos modelos que vem surgindo a cada momento as tornam bem atraentes, podendo ser utilizadas de formas inteligentes e personalizadas. Com certeza, a supremacia dessa tecnologia em relação às outras é também sua maior proposta: a economia de energia. Com uma eficiência econômica até 95% maior que lâmpadas incandescentes, além de sua alta durabilidade e sustentabilidade, é só uma questão de tempo até substituírem completamente as outras tecnologias.

Vantagens:
– Altíssima economia energética;
– Não emite calor;
– Longa vida útil;
– Versatilidade, podendo ser utilizadas em spots, lâmpadas, luminárias etc;

Desvantagens:
– Custo elevado;
– Baixa luminosidade (pelo menos nos modelos iniciais).
Tensao